Veja abaixo uma lista de alguns componentes externos.
1- Gabinete
O gabinete do computador é o dispositivo no qual a placa-mãe do computador está instalada. Sem isso, o computador não poderia funcionar. Existem caixas verticais e horizontais.
2- Monitor
O monitor é um dispositivo periférico para saída de informações. É um elemento periférico, pois permite a comunicação entre o usuário e o equipamento. É produzido porque materializa na tela as informações processadas no computador.
O monitor trabalha com uma série de pontos que acendem de acordo com uma matriz de codificação binária. Para controlar esse sistema, é usada uma placa de vídeo, que é uma parte interna do computador.
3- Teclado
O teclado é o dispositivo de entrada periférica mais importante do computador. É inserido porque permite inserir informações no dispositivo. Este dispositivo é composto por uma série de teclas e um microprocessador que transmite as informações do teclado para o processador central do computador.
4- Mouse
Após o teclado, o mouse é o segundo dispositivo de entrada de informações mais relevante em um computador. Isso reduz o uso do teclado e torna a navegação mais rápida.
Inicialmente, o mouse estava equipado com uma esfera na parte inferior. Ao mover esta esfera contra a área de trabalho, o cursor do mouse se moveu na tela do computador.
5- Cornetas
Os cornetas são dispositivos de saída periféricos. Isso permite amplificar os sons vindos do computador. Alguns equipamentos possuem cornetas embutidas, enquanto outros requerem a instalação de cornetas externas.
6- Microfone
O microfone é um dispositivo de entrada de informações periféricas. Isso é responsável por capturar os sons produzidos ao redor do computador.
Depois que o som é capturado, ele pode ser armazenado no dispositivo (como uma gravação), enviado para outro dispositivo (como uma chamada) ou enviado para as cornetas para amplificação.
7- Câmera
A câmera é um dispositivo de entrada periférica responsável pela captura de imagens e vídeos. Juntamente com o microfone, permite gravar vídeos com áudio.
As informações recebidas por uma câmera podem ser armazenadas (na forma de gravação audiovisual) ou transmitidas para outro computador (através de uma chamada de vídeo).
8- Impressora
Impressoras são elementos de saída de informações. Graças a isso, os dados armazenados por um computador podem ser impressos em papel.
As primeiras impressoras tiveram impacto e trabalharam com uma tecnologia semelhante à das máquinas de escrever: foi impressa carta por carta. No entanto, como eram muito lentos e barulhentos, foram deslocados.
Atualmente, as impressoras mais utilizadas são térmicas e a laser. As impressoras térmicas funcionam graças aos rolos que umedecem com uma mistura de tinta e cera.
Posteriormente, o rolo passa pelo papel expressando as informações. As impressoras térmicas em preto e branco usam um único rolo, enquanto as impressoras em cores têm três (uma para cada cor primária).
Enquanto isso, as impressoras a laser trabalham com toner (uma espécie de tinta em pó), rolos fotocondutores e raios laser. Essas impressoras são as mais rápidas e eficientes do mercado.
9- Scanner
O scanner é um sistema de entrada de informações. Isso funciona como uma copiadora, porque lê uma imagem e produz uma cópia dela. A diferença é que a cópia produzida é digital e é armazenada na memória do computador.
0 Comentários